O produto e as suas aplicações
A toxina botulínica (botox-marca comercial) é um medicamento usado há muito tempo na Medicina Tradicional como por exemplo para tratar espasmos involuntários das pálpebras, da face e do pescoço, assim como a transpiração excessiva das axilas e das mãos e o bruxismo.
Mais recentemente, descobriu-se que esta substância aplicada correctamente tinha efeito de relaxamento muscular nos músculos responsáveis pela formação das rugas hiperdinâmicas.
Em Medicina Estética,a toxina botulínica é o tratamento de lifting mais utilizado no mundo.
Ele não apresenta nenhum risco sanitário e é de uma discreção total ,sem marcas,sem cicatrizes para resultados evolutivos e estáveis.
Em comparação, as doses de toxina botulínica utilizadas em Medicina Estética contra as rugas são muito reduzidas.
Caso 1 - ANTES | Caso 1 - DEPOIS |
![]() |
![]() |
Toxina botulínica e as rugas…
A toxina botulínica trata as rugas de expressão da face através da diminuição da ação dos músculos cuja contração continua está na origem do agravamento das rugas ao longo do tempo.
O seu efeito centra-se, não no preenchimento das rugas, mas antes no relaxamento dos músculos da zona tratada.
A toxina botulínica não estica, mas relaxa a pele
Ao nível da testa a única solução que existia para relaxar o músculo frontal era a intervenção cirúrgica, muito utilizada na era dos liftings dos anos 80. Atualmente a Medicina Estética recorre à utilização da toxina botulínica ,proteína purificada que é injetada diretamente nos músculos que interferem na produção/agravamento da ruga, conservando no entanto uma mobilidade suficiente por forma a manter a expressividade da face.
O efeito “pele esticada” resulta da descontração do músculo que faz desaparecer as rugas.
Técnica
Trata-se de umas minúsculas injeções a alguns milímetros de profundidade, aplicadas de forma repartida sobre os músculos da testa, entre sobrancelhas e também no contorno de olhos para reduzir os chamados “pés de galinha”. É possível também levantar a cauda da sobrancelha ligeiramente, quando esta começa a apresentar-se descaída.
As agulhas são muito finas e a injeção é quase indolor.
Caso 2 - ANTES | Caso 2 - DEPOIS |
![]() |
![]() |
Inconvenientes e riscos da toxina botulínica
Pequenas equimoses podem aparecer, mas este efeito raramente acontece.
Na semana que se segue é possível sentirem-se umas pequenas contrações na testa ou sensação de tensão. A mobilidade está diminuída mas não paralisada, tendo em conta as fracas doses administradas. Existem também por vezes algumas reações transitórias de tipo cefaleia.
Mal injetada por alguém não formado, a toxina botulínica pode paralisar transitoriamente os músculos não desejados da face, como por exemplo pálpebra descaída , timidez ao sorrir, sobrancelhas muito altas ou muito baixas.
Resultados e manutenção
Ao fim de 4 a 6 dias, os efeitos da toxina são visíveis: alisamento espontâneo da metade superior da cara. A testa fica mais lisa e perde o seu carácter severo e triste.
Os pés de galinha diminuem consideravelmente. Ao princípio o efeito das injeções diminui depois de quatro meses. É necessário renovar a sessão, bem como depois da segunda sessão. Em geral, estas 3 sessões dão em seguida um efeito sobre as rugas considerável durante 6-10 meses.